TAPEÇARIA ALGARVIA Na sede das Nações Unidas



Por Departamento de Jornalismo CONECTV Algarve em 01/04/2024 às 10:33 hs

“Esta obra de arte, que representa um coral vivo - frágil e ameaçado - procura transmitir a esperança de que juntos possamos reverter a crise climática. Diante desta destruição iminente, esta é uma forma de responder com beleza e esperança. Com "Coral Vivo", uma tapeçaria exuberante feita de materiais reciclados e técnicas sustentáveis, finjo mostrar que a mudança é possível. O Coral Vivo será exibido permanentemente nas Nações Unidas fornecendo um símbolo do nosso compromisso com a conservação e sustentabilidade marinhas.”
VANESSA BARRAGÃO

A artesã algarvia, de Albufeira, Vanessa Barragão criou uma tapeçaria especial, feita de materiais reciclados e técnicas sustentáveis, que representa um coral vivo e pretende transmitir esperança no futuro ao mesmo tempo que alerta para os riscos da crise climática.

A peça de tapeçaria que demorou dois meses a concluir, foi a escolhida pelo estado português para representar o país e estará exposta permanentemente na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

A oferta lusa da obra de arte, marca os 30 anos da entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e celebra a importância dos recifes de corais, um ecossistema com a maior biodiversidade do mundo, mas extremamente ameaçado.

A cerimónia da entrega contou com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, o primeiro-ministro português, António Costa, a embaixadora do país na ONU, Ana Paula Zacarias, a ministra da Presidência de Portugal, Mariana Vieira da Silva, a cantora Carminho e ainda Vanessa Barragão.


Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !